Através da história  Patinho Feio  do autor Mauricio de Sousa explicar às crianças sobre as transformações que acontecem em nosso corpo

Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Partilhar do momento de atenção à história juntamente com os colegas;

Demonstrar os conhecimentos que possui sobre os animais, bem como, sobre as transformações de seu próprio corpo;

Reconhecer as diferenças e semelhanças existentes entre ela e seus familiares;

Identifique as características do seu corpo e nomeie-as.

Duração das atividades
Esta aula é planejada para 3 dias, em que cada momento terá a duração de aproximadamente 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para um grupo de crianças de 3 anos de idade  e para a sua realização é necessária a articulação entre professor e auxiliar.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Apresentação da história

Materiais Necessários: Livro indicado no plano ” patinho feio “, tapetes e almofadas.

Neste primeiro momento, o professor organizará o espaço para a história com o auxilio das crianças. Nesta ocasião os adultos devem auxiliar as crianças a se acomodarem e  conversar com elas explicando-lhes que ouvirão uma história especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A história sugerida para este plano é “ Patinho Feio ” do autor Mauricio de Sousa (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor deverá envolver as crianças, instigando-as sobre o que poderá surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participação neste momento. As crianças que já conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episódios ou verbalizando sua opinião. Escolhemos esta história com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação ao que compreendem sobre as diferenças, bem como, identificar as características de seu corpo.

História do Patinho Feio

Autor: Mauricio de Sousa

Imagem disponível em:

http://www.caaspshop.com/cat/27/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1//0/0/mauricio%20de%20sousa.aspx

Acesso em: 04/09/2013

 

A seguir, o professor irá promover uma conversa com a turma sobre a História do Patinho Feio, inicialmente irá solicitar às crianças o que compreenderam sobre a história, direcionando a conversa com os seguintes questionamentos:

  • Por que este pato era diferente dos outros?
  • Quais diferenças existiam entre o cisne e os patinhos?
  • Em uma família de bichos todos são iguais?
  • E em nossas famílias temos semelhanças ou diferenças?

Este momento é destinado a escuta das crianças, buscando identificar o que ela compreende sobre semelhança e diferença e como se percebe na relação com sua família, bem como, sobre o entendimento da história apresentada. A mediação neste momento de expressão é fundamental, os adultos devem auxiliar enfatizando os momentos destinados ao falar e escutar, bem como, nas situações de expressão, ajudando na articulação e na escolha das palavras adequadas.

2º Momento: Apresentação das fotografias da família, compreendendo as semelhanças e diferenças.

Materiais Necessários:Fotografias das famílias, tapetes e almofadas.

Em roda, o professor irá questionar as crianças sobre a História do Patinho Feio, do que mais gostaram, quais animais são parecidos com os seus pais e por que o pato ficou triste. Após ouvi-las, ele irá solicitar que cada criança mostre aos colegas a fotografia de sua família (já solicitada, previamente, às famílias das crianças do grupo). Na apresentação as crianças deverão falar algo sobre o lugar onde aquela fotografia foi tirada e quem aparece nela.

Durante a apresentação de cada criança, o professor irá atuar como escriba do grupo, anotando as falas das crianças a respeito das informações sobre a fotografia que estão apresentando. Ao escrever, o professor deve contemplar a fala das crianças e explicar que está anotando para não esquecer e para que outras pessoas possam compreender se as crianças reconhecem as semelhanças e diferenças existentes entre elas e seus familiares.

 

3º Momento: Reconhecendo minhas características.

Materiais Necessários:espelho, mesas, cadeiras, papel A4, lápis de cor, caneta hidrocor.

Após conversar sobre as diferenças e semelhanças em nossa família, o professor irá convidar as crianças, em pequenos grupos, a se observarem no espelho e perceber sua fisionomia. È importante que esta atividade seja realizada em pequenos grupos para que o professor possa mediar essa relação, nomeando as características das crianças.

Depois da observação no espelho, cada criança será convidada a desenhar-se, neste momento o professor deverá mediar a atividade, ressaltando as características individuais das crianças a serem representadas por meio do desenho. Concluído o desenho o professor poderá expor os trabalhos com o objetivo de socializar com a instituição a proposta vivenciada pelo grupo. A escolha do espaço da exposição pode ser realizada com as crianças.

Painel de fotografias

Arquivo institucional – NDI/2013

Fotografia: Rúbia Demétrio

Recursos Complementares

Vídeo da história Patinho Feio:

http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M

Aula do portal com temática semelhante:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15015

Avaliação

O professor deve observar como as crianças se manifestaram, nos vários momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situações e de que modo atribuíram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Deve observar, também, como as crianças reagiram diante dos questionamentos, de que forma compreenderam a história, como se comunicaram entre si e com os adultos e como relacionaram a história com a atividade proposta. Com base nestes indicativos o professor terá a possibilidade de criar situações que ampliem as reflexões sobre a temática.

Autor e Coautor(es)
 RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
Graziela Maria Beretta Lopez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *