Reforçar às crianças na educação infantil sobre importância da Saúde e Higiene de forma bem divertida

Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar objetos de higiene pessoal: escova de dente, sabonete, toalhas, papel higiênico e compreender sua utilização.
  • Compreender a importância de se ter hábitos saudáveis;
  • Reforçar a importância de ter uma alimentação saudável e variada;
  • Realizar experiências com frutas, estimulando seu consumo.
Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

Alimentação saudável na escola: Lei nº 3695: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/jornalEscolaSaudavel4.pdf

Este site apresenta algumas reportagens sobre alimentação saudável na escola. Compartilhe estas reportagens com o diretor da sua escola e sugira a realização de uma palestra com os demais profissionais da mesma. O objetivo geral desta aula é uma conscientização das crianças sobre hábitos saudáveis. Faz-se necessário, portanto, envolver toda a comunidade escolar para a efetivação da aula.

Atividade 1: Cores, sabores e aromas.

Programe um dia para uma atividade de culinária na escola. Cada aluno traz uma fruta, e a turma faz salada de frutas e sucos variados, que podem ser puros ou adoçados com açúcar ou mel. Incentive os alunos a experimentar misturas – salada de maça com banana, suco de morango com laranja, ou de maça com abacate, por exemplo. Pergunte sobre o sabor dos alimentos:

  • “Como é o sabor da salada de frutas?”
  • “E desse suco?”
  • “É adocicado ou azedo?”
  • “É suave ou forte?”
  • “E na mistura, qual sabor você sente mais?”

Faça uma lista de tudo o que foi preparado. As crianças vão dizendo e você vai escrevendo, para verificar se todos se lembram do que foi preparado e experimentado.

Atividade 2: Bingo de Frutas

Através da lista feita anteriormente brinque com as crianças de “Bingo de Frutas”.

Confeccione cartelas com os nomes das frutas utilizadas nas saladas e sucos.

Reserve um alfabeto móvel.

Coloque-o em uma cestinha.

Sacuda a cestinha. Neste momento pode-se cantar a música: “Fui ao mercado”, troque a palavra formiguinha por letrinha: “Fui ao mercado comprar café, veio a letrinha e subiu no meu pé. Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a letrinha não parava de subir”.

À medida que as letrinhas forem saindo da cestinha, afixe-as no quadro e lembre as crianças de encontrá-las na cartela. A brincadeira chega ao final, quando as crianças colorirem toda a sua cartela.

Atividade 3: Construindo uma pirâmide alimentar

O que é?

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.

Reforce a importância de ter uma alimentação variada e saudável, ou seja, dar preferência a cereais, fibras, verduras, frutas e legumes e evitar frituras e doces em excesso. Para isso, construa com as crianças uma pirâmide alimentar gigante.

Materiais:

Papel pardo, revistas, cola e tesoura.

Modo de Fazer:

Recorte o papel pardo em forma de um triângulo.

Este triângulo deverá ter mais de 1 metro de altura, para facilitar a compreensão das crianças na pirâmide alimentar.

Mostre a imagem acima para as crianças e aproveite para explicar e exemplificar os lugares de cada alimento na pirâmide alimentar.

Solicite que as crianças que procurem em revistas, imagens dos alimentos da pirâmide alimentar, recortem e colem nos locais indicados.

Atividade 4: Higiene Pessoal

Além de se comer corretamente, é preciso ter higiene para se ter uma vida saudável. Envie uma pesquisa para casa sobre hábitos saudáveis. Peça as famílias que enviem para a escola objetos de higiene pessoal: escova de dente, sabonete, toalhas e papel higiênico.

Exiba o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM&feature=related

Converse com as crianças sobre cada objeto de higiene pessoal. Pergunte para que serve, em que momento são utilizados e como são utilizados.

Atividade 5: Texto Coletivo

Construa um texto coletivo com as crianças a partir do título: “Vida Saudável”. A proposta é criar uma situação de produção de texto de modo a auxiliar as crianças a se apropriarem da escrita, de seus códigos e de suas funções e, sem dúvida da conscientização da importância de se ter hábitos saudáveis. O texto a ser organizado para registrar por escrito as percepções das crianças sobre vida saudável será feito coletivamente.

Primeiramente, o (a) professor (a) faz uma lista das idéias referentes à alimentação saudável (isso servirá como fio norteador para o (a) professor (a)). Depois, convide as crianças para ajudarem na elaboração do texto.

Durante a elaboração, o (a) professor (a) intervém, propondo discussões sobre a escrita das palavras e a pontuação. Além disso, o (a) professor (a) deve estar atento para que as informações que aparecem no texto estejam sendo explicitadas de forma clara e coerente com a ordem dos acontecimentos da aula.

Ao final, o texto é lido para que as crianças possam retomar o que foi relatado e verificar se todas as informações já foram discutidas e se tudo o que desejam relatar aparece no texto.

Finalmente, o texto é digitado e posteriormente é feita uma cópia para cada uma das crianças e faz-se uma leitura final do texto, em grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula é importante avaliar o envolvimento, participação e atenção das crianças. É preciso perceber os alunos retraídos, desinteressados e desatenciosos, pois é fundamental criar e recriar estratégias específicas a cada grupo.

Autor e Coautor(es)
 Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
UBERLANDIA – MG Universidade Federal de Uberlândia
Rita de Cássia Roger Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *